Daniel Cardoso Dial
Foto: Márcia Callegaro/Casa Civil

O ano de 2020 está sendo desafiador para a Diretoria de Assuntos Legislativos (Dial) da Casa Civil do Governo de Santa Catarina. No primeiro semestre, a Dial recebeu quase 700 processos sobre atos legislativos, editou 294 decretos e registrou mais de dois mil processos. O trabalho supera o volume do ano passado. Somente os decretos tiveram aumento de 66% em relação ao mesmo período de 2019. Fatores como a pandemia do coronavírus e a estiagem no estado contribuíram para o crescimento desse tipo de ato administrativo em Santa Catarina.

 A coordenação e orientação de todos os atos e procedimentos relativos ao trâmite do processo legislativo no âmbito do Poder Executivo compete exclusivamente à Casa Civil, como órgão central do Sistema de Atos do Processo Legislativo, por intermédio da Dial, conforme o Decreto Estadual 2382/2014. Neles estão incluídos os anteprojetos de lei, as medidas provisórias e decretos, as propostas de emenda à Constituição, diligências, pedidos de informação, moções, requerimentos e indicações e demais solicitações vindas da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. 

“Estar à frente da Diretoria de Assuntos Legislativos, ainda mais durante um período completamente atípico como o que vivemos, é um grande desafio, mas também uma grata oportunidade. A responsabilidade é enorme, eis que envolve não apenas o aspecto jurídico que naturalmente permeia a edição de quaisquer atos normativos, mas também um cuidado com a compatibilização das diversas políticas públicas que se originam daqueles atos, de modo a garantir uma atuação harmoniosa entre as diversas pastas do governo”, pontuou o procurador do Estado Daniel Cardoso, que coordena o setor.

A Dial é composta por três gerências distintas que formam uma equipe de 14 servidores públicos. A Gerência de Mensagens e Atos Legislativos (Gemat) é responsável por propostas de emendas à Constituição do Estado, anteprojetos de lei, mensagens, medidas provisórias, autógrafos, vetos e diligências; a Gerência de Decretos e Atos Administrativos (Gedad) é responsável pelos anteprojetos de decretos, e a Gerência de Acompanhamento de Pedidos de Informações (Geapi) protocola e encaminha as respostas solicitadas pelo Poder Legislativo.

>> Leia também: 

Casa Civil recebe quase 700 processos sobre atos legislativos em 2020
Consultas na área da Saúde predominam na Gerência de Acompanhamento de Pedidos de Informações da Casa Civil
Governo do Estado edita 66% mais decretos em 2020

Informações adicionais à imprensa
Márcia Callegaro
Assessoria de Comunicação
Casa Civil
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-2104 / 98842-8479
Site: www.scc.sc.gov.br
www.fb.com/casacivilsc / @CasaCivilSC

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Secretaria de Estado da Casa Civil | Acesso restrito