liberacao da sc 108 20200116 2079115792

Fotos: Divulgação / Defesa Civil

Foi reaberta ao tráfego na última terça-feira , 14, de maneira provisória, a SC-108, em Guaramirim, no Norte do Estado. A rodovia estava interditada por conta de um deslizamento na altura da comunidade Vila Freitas. As obras de contenção e estabilização da rodovia estão sendo realizadas pela Defesa Civil, que abriu um desvio em um dos sentidos para liberar o trânsito. Os trabalhos seguem até março.

Para a liberação da SC-108, foram analisadas as condições do solo, umidade e estabilidade. Segundo a Defesa Civil, o terreno apresentou coesão e estabilidade nos ensaios de campo e testes de carga. A liberação ao tráfego foi acompanhada por técnicos e engenheiros do órgão, pela Prefeitura Municipal de Guaramirim, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e com o  auxílio da Celesc.

Segundo o chefe da Defesa Civil, coronel João Batista Cordeiro Júnior, a situação mais crítica no deslizamento da SC-108 foi superada, quando estavam sendo retirados os entulhos das casas destruídas no local. Segundo ele, neste momento, houve uma redução na estabilidade do solo, uma vez que aquele material permanecia contendo a encosta.

“Naquele momento, o trabalho teve de ser realizado em um ritmo para que não se agravasse a situação ainda mais e houve também altos índices pluviométricos no local. Com o avanço dos trabalhos, a estabilidade melhorou e atingiu-se um nível em que houve a possibilidade de liberação do tráfego. Agora é possível avançar com maior celeridade, todavia com constante monitoramento”, explicar Cordeiro Júnior.

Ordem de serviço

O início dos trabalhos foi autorizado em setembro de 2019, quando o governador Carlos Moisés assinou a ordem de serviço para a recuperação funcional de três pontos da rodovia SC-108, que liga as duas cidades do Vale do Rio Tijucas. O chefe da Casa Civil, Douglas Borba, acompanhou o evento. A solenidade ocorreu no Distrito de Tigipió, no interior de São João Batista.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom