829598c7 fc99 4ac0 aa17 1072c9b1d10e

Foto: Mauren Rigo/CasaCivil

A integração do transporte coletivo da Grande Florianópolis e a preocupação com a mobilidade urbana foram destaque da reunião entre Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na tarde desta sexta-feira, 17, na sede do MP. 


O superintendente e subchefe da Casa Civil, Matheus Hoffmann, apresentou ao subprocurador-geral de Assuntos Institucionais, Alexandre Estefani, e ao promotor de Justiça Fabrício Pinto Weiblen, o andamento do projeto que visa integrar linhas de ônibus intermunicipais e municipais da região. Entre as principais vantagens do novo modelo estão a gestão associada do sistema de transporte coletivo entre Governo do Estado e municípios, a reorganização dos itinerários evitando sobreposição de linhas, e a possibilidade de deslocamentos diretos na região continental sem necessidade de entrar na Ilha, o que traria benefícios para o usuário e para a mobilidade urbana.

Segundo Hoffmann, a iniciativa teve um importante avanço em 2019, quando o governador Carlos Moisés retomou as tratativas para implantação da rede integrada. “Todas as Câmaras de Vereadores aprovaram o projeto de lei que autoriza a participação do município no novo sistema, embora algumas emendas inseridas ao projeto não possibilitem a integração imediata de todas as cidades da Grande Florianópolis”, explicou o superintendente.

Neste início de ano, a Suderf segue trabalhando junto ao Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC no projeto. Em seguida, será feito o detalhamento da gestão da operação com os municípios para definir como efetivamente o sistema vai funcionar.

e91015ff 21cc 42f6 9ee7 532d038b116e

“A iniciativa de integração de linhas é de grande importância para os usuários que utilizam diariamente o transporte coletivo e também para legalizar a situação dos municípios que possuem contratos defasados e irregulares”, afirmou o sub-procurador Alexandre Estefani.

Após detalhamento da operação, deverão acontecer as assinaturas dos convênios de cooperação e dos contratos de programa com as prefeituras participantes. Por fim, será lançado o edital do processo licitatório do transporte coletivo metropolitano.

Informações adicionais à imprensa:
Mauren Rigo e Márcia Callegaro
Assessoria de Comunicação
Casa Civil
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-2005 / 98843-3497 / 3665-2104 / 98842-8479
www.fb.com/casacivilsc / @CasaCivilSC

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Secretaria de Estado da Casa Civil | Acesso restrito